terça-feira, 31 de março de 2015

Bolo podre

Bolo Podre
Ingredientes
- 300g de farinha
- 75g de açúcar branco
- 75g de açúcar amarelo
- 50g de sementes de girassol
- 50g de amêndoa
- 50g de nozes
- 20g de pinhões
- 100ml de azeite
- 100ml de mel
- 50ml de vinho do Porto
- 4 Ovos
- 1 Laranja
- 1 Colher chá de fermento
- 1 Colher chá de canela em pó
- Margarina, pitada de sal, q.b.

Preparação
Misture os ingredientes secos, as sementes de girassol, os pinhões, o fermento, a farinha e o fermento em pó. Bata as claras em castelo com a pitada de sal. Junte o açúcar branco, bata de novo até atingir um merengue liso e brilhante Triture ou pique as nozes e as amêndoas, reserve.Esprema a laranja, reserve o sumo. Bata as gemas e o açúcar amarelo, adicione o sumo de laranja, o vinho do Porto, o mel e azeite. Bata muito bem até a massa obter bolhas. Junte as amêndoas e as nozes e parte dos ingredientes secos, ligue bem. Junte as claras em castelo e envolva com os restantes secos. Leve a cozer no forno, 180.ºc, 40 minutos, em forma untada de margarina, faça o teste do palito. Pretende-se um bolo húmido como resultado final.

Preparação Mycook
Misture os ingredientes secos, as sementes de girassol, os pinhões, o fermento, a farinha e o fermento em pó. Encaixe a pá misturadora, junte as claras e a pitada de sal, selecione 5 minutos, velocidade 5. No último minuto junte o açúcar branco. Retire as claras para um recipiente maior, reserve. Triture as nozes e as amêndoas, 5 segundos, velocidade 8, reserve.
Triture a laranja descascada, 15 segundos, velocidade 8. Encaixe a pá misturadora, junte as gemas e o açúcar amarelo, 30 segundos velocidade 4. Adicione o vinho do Porto, o mel e azeite. Selecione 2 minutos, velocidade 3. A partir do primeiro junte as amêndoas e as nozes e parte dos ingredientes secos. Junte às claras em castelo e envolva com os restantes secos. Leve a cozer no forno, 180.ºc, 40 minutos, em forma untada de margarina, faça o teste do palito. Pretende-se um bolo húmido como resultado final.



2 comentários:

  1. Deve ser bom, mas nos ingredientes não menciona vinho do porto e na preparação pede que junte vinho do porto, foi esquecimento de mencionar nos ingredientes e já agora qual a quantidade, será um cálice ? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo reparo, foi esquecimento. Confira receita corrigida.

    ResponderEliminar