terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Empadão de Atum, couve-flor e brócolos

Empadão de Atum, couve-flor e brócolos
Ingredientes
-600g de brócolos
-600g de couve-flor
-500g de atum
-400g de tomate em lata ou fresco
-100g de azeite
-3 Ovos
-1 Talho de alho-francês
-1 Cebola
-2 Dentes de alho
-Colher sopa de massa de pimentão
-Sal, pimenta, margarina e noz-moscada

Preparação
Coloque água temperada com sal num tacho, para cozer os brócolos e a couve-flor. Verifique a cozedura. Pode levar mais ou menos tempo a cozer, dependendo da dureza dos legumes.Retire, esmague os legumes a gosto, junte dois ovos, tempere de sal, pimenta e noz-moscada. Reserve. Se os preferir muito triturados, triture num robô de cozinha a gosto.
Entretanto, aqueça o azeite, junte a cebola, os alhos e o alho-francês, bem picadinhos. Deixe refogar até ficarem transparentes, junte o tomate e massa de pimentão. Tempere de sal, pimenta e noz-moscada deixe cozinhar mais um pouco, para apurar sabores.
Unte com margarina um tabuleiro de forno, distribua no fundo o preparado de tomate. Distribua o atum em pedaços ou desfeito. Cubra com o preparado de legumes, alise. Mexa um ovo e espalhe-o sobre o empadão, faça uns riscos com as costas de um garfo. Leve ao forno, durante 20 minutos, 190.ºc.

Preparação Mycook
Coloque um litro de água com sal no jarro da Mycook, para cozer os brócolos e a couve-flor. Se necessário use o cesto intermédio e o tabuleiro de vapor.Selecione 18 minutos, 120.ºc, velocidade 3. Verifique a cozedura. Pode levar mais ou menos tempo a cozer, dependendo da dureza dos legumes.
Retire, esmague os legumes a gosto, junte dois ovos, tempere de sal, pimenta e noz-moscada. Reserve. Se os preferir muito triturados, triture na Mycook a gosto.
Entretanto, selecione 12 minutos, função refogar, 120.ºc. Ao minuto 1 junte a cebola cortada em quatro, os alhos e o alho-francês. Ao minuto 6 junte o tomate e a massa de pimentão. Ao minuto 11 tempere de sal, pimenta e noz-moscada, deixe cozinhar até terminar o tempo.
Unte com margarina um tabuleiro de forno, distribua no fundo o preparado de tomate, Distribua o atum em pedaços ou desfeito. Cubra com o preparado de legumes, alise. Mexa um ovo e espalhe-o sobre o empadão. Faça uns riscos com as costas de um garfo. Leve ao forno, durante 20 minutos, 190.ºc.






1 comentário: