sexta-feira, 29 de abril de 2022

Folar de Olhão



Folar de Olhão

Ingredientes
- 500g de farinha tipo 65
- 200g de açúcar
- 2 Colheres de sopa de aguardente
- 120g de manteiga
- 100g de manteiga
- 1 Pitada de sal
- 60g de banha
- 100ml de leite
- 200ml de sumo de laranja
- 12g de fermento de padeiro
- Erva doce q.b., azeite e canela q.b.
- 1 limão, raspa


Preparação
Coloque toda a farinha numa taça, faça uma cavidade ao meio e coloque lá o fermento diluído no leite morno, mexa bem, vá juntando farinha até ter uma massa mole, deverá usar cerca um quarto da farinha. Deixe levedar até dobrar de volume.
Adicione sobre a massa levedada, 120g de manteiga cortada em pedaços, a banha, a erva-doce e o sal, misture com a farinha até obter uma massa esfarelada. Junte o sumo de laranja, a aguardente, amasse muito bem para ligar a massa.
Faça uma bola, coloque a massa numa taça untada com azeite, espalhe um pouco de azeite ou cima da massa também. Cubra com um pano ou película aderente e deixe levedar até a massa dobrar de volume, cerca de duas horas.
Depois de levedada, disponha a massa sobre a bancada polvilhada de farinha, divida-a em 8 partes.
Unte generosamente uma panela ou forma de alumínio alta com cerca de 15 cm de diâmetro. Coloque um círculo de papel vegetal no fundo untado também.
Estenda cada parte da massa com rolo, formando círculos do tamanho do diâmetro da panela. Numa tigela misture o açúcar, com a canela e a raspa de limão.
Pincele com uma boa parte da manteiga manteiga derretida o circulo de papel. Coloque sobre o papel vegetal uma boa camada desta mistura de açúcar.
Coloque o primeiro circulo de massa, pincele com manteiga e polvilhe com a mistura de açúcar, repita o processo com os restantes círculos de massa. Tenha em atenção que a mistura de açúcar e a manteiga deverão dar para oito porções. Termine, pincelando com manteiga e polvilhando com a mistura de açúcar.
É importante não poupar no açúcar e manteiga, porque a massa não leva açúcar e é este processo que determina a doçura do folar e mais ou menos húmido, devido à caramelização.
Depois de montado o folar na forma, tape com um pano e deixe levedar novamente.
Pré-aqueça o forno a 190/200º, coza o folar entre 45 minutos a uma hora. Quando estiver cozido, desenforme ainda quente sobre um prato de servir, aproveitando o facto de o caramelo ainda estar líquido, é um processo semelhante ao da tarte invertida.



Sem comentários:

Enviar um comentário