sábado, 15 de outubro de 2016

Semifrio de Chocolate

Semifrio de Chocolate
Cilindro e cubo 8
Ingredientes
- 800g de palitos (biscoitos)
- 200g de chocolate em barra
- 200g de açúcar + 6 colheres se sopa
- 125g de chocolate em pó
- 80g de amido de milho
- 10 Folhas de gelatina
- 6 Ovos
- 1 Litro de leite
- 1 Laranja ou limão
 Cilindro e cubo 9
Ingredientes decoração
- 1 Pera
- 1 Laranja
- 1 Figo
- Bagos de romã, mirtilhos, framboesas, amêndoa picada, uma flor, palitos de espetada e folhas verdes q.b.
Cilindro e cubo 4
Preparação
Vamos precisar de uma caixa cilíndrica e outra cúbica. Para melhor desenformar, faça um círculo e um quadrado da medida do fundo das caixas, forre o fundo. Corte duas tiras de papel vegetal um pouco maior que o perímetro das caixas. Para a caixa cúbica, dobre a tira de papel em quatro com as medidas de cada lado interior. À medida que for enchendo as caixas o papel encostará às paredes da caixa. O papel da caixa cilíndrica não precisa dobrar.
Faça uma infusão, fervendo durante dois minutos, as cascas de laranja ou limão em 200ml de água.
Ponha a demolhar as folhas de gelatina em água fria por cinco minutos, escorra e reserve.
Num tacho coloque 200g de açúcar, o amido, o chocolate em pó. Adicione as gemas, vá juntando o leite aos poucos e mexa entre cada adição para não criar grumos. Leve a lume brando, junte o chocolate em barra partido, mexa sempre até engrossar, obtendo um creme. Junte as folhas de gelatina, misture bem, retire do lume.
Bata as claras em castelo, junte o açúcar (6 colheres) bata de novo até atingir um merengue liso e brilhante. Adicione o creme de chocolate e envolva bem, sem bater.
Montagem do bolo: comece por colocar no fundo das caixas uma camada de chocolate, uma camada de palitos demolhados na infusão, termine com chocolate, alise.
Leve ao frigorífico até solidificar. Desenforme sobre um prato ou tabuleiro, encostando o cilindro a uma das arestas do cubo.
Decore, cortando a pera e o figo ao meio, sentido longitudinal. Use os palitos de espetadas, para equilibrar os frutos de pé. Distribua a gosto os outros ingredientes da decoração a gosto.




Sem comentários:

Enviar um comentário