terça-feira, 6 de maio de 2014

Tarte de Arroz Doce

Tarte de Arroz Doce



 Ingredientes
- 1Litro de água
- 500g de leite meio-gordo
- 250g de arroz carolino
- 250g de açúcar
- 50g de margarina
- 6 Gemas de ovo
- 1 Limão
- 1 Pau de canela
- 1 Embalagem de massa folhada
- Sal, margarina e canela em pó q.b.

Preparação
Coloque ao lume a água e tempere de sal, deixe cozer até o arroz absorver a quase totalidade da água. Coloque ao lume outro tacho com, o leite, o açúcar, a casca de limão, a margarina, e o pau de canela. Quando levantar fervura, junte o arroz, misture bem. Junte as gemas e deixe ferver um minuto. Estenda a massa folhada numa forma untada de fundo amovível, pique o fundo com a ajuda de um garfo. Cubra com papel vegetal, encha com leguminosas, leve a cozer em forno, 30 minutos 180.ºc.Espalhe e alise o preparado de arroz doce, rejeite a casca e o pau de canela. Leve novamente ao forno, à mesma temperatura, durante 15 minutos. Polvilhe e decore com canela a gosto.

Outra opção
Cubra e decore o arroz doce com merengue, leve ao forno 5 minutos, apenas para secar ou queime ligeiramente com o maçarico.

Merengue Italiano

Ingredientes
- 240g de açúcar
- 90ml de água
- 4 Claras de ovo
- 1 Colher de chá de sumo de limão

Preparação
Num tacho pequeno, junte o açúcar e a água. Deixe ferver até que a calda de açúcar atinja ponto de rebuçado mole, 116 a 118 graus, para facilitar a tarefa use um termómetro apropriado.
Enquanto isso, coloque as claras na taça da batedeira, comece a bater numa velocidade baixa, aumente gradualmente para a  velocidade máxima, bata até obter um merengue liso e brilhante.
Com a batedeira ligada a baixa velocidade, e com extremo cuidado para não se queimar,  adicione a calda de açúcar quente em fio fino. Assim que a calda estiver incorporada, adicione o sumo de limão incorpore.  Aumente para a velocidade máxima, continue a bater até que o merengue fique frio, liso, firme e brilhante.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário