sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Tarte Folhada de Limão

Tarte Folhada de Limão


Ingredientes
- 2 Bases de massa-folhada circulares
- 60g de açúcar
- 100g de amêndoa picada
- 1 Ovo
- Água q.b.
Ingredientes do Recheio e Cobertura
- 300g de frutos vermelhos
- 200g de açúcar
- 30g de amido de milho
- 300ml de leite
- 30ml de licor de limão
- 3 Ovos
- 1 Limão
- Açúcar em pó q.b.

Preparação
Retire a massa-folhada do frigorífico 30 minutos antes de usar. Desenrole a massa-folhada, deixe ficar o papel vegetal que vem com a embalagem. Pique ambas as bases de massa-folhada com um garfo. Numa primeira pincele-a com água e polvilhe com 30g de açúcar. A outra base pincele-a com ovo batido, corte em oito, doze ou dezasseis fatias, no caso desta receita cortei em oito, afaste as fatias ligeiramente umas das outras, polvilhe com amêndoa, polvilhe com 30g de açúcar,  calque ligeiramente.
Coza ambas as bases de massa-folhada em forno 180.ºc cerca de vinte minutos. Retire do forno, deixe arrefecer.
Faça o creme misturando muito bem as três gemas com 60g de açúcar, junte o amido de milho e misture novamente, vá juntando e misturado o leite pouco a pouco. Leve ao lume até engrossar, junte o licor fora do lume e misture, leve novamente ao lume para engrossar mais um pouco.
Entretanto coloque numa frigideira os frutos vermelhos com 80g de açúcar, leve a lume brando mexendo sempre até atingir uma consistência espessa, reserve.
Coloque as claras numa taça, junte 60g de açúcar mexendo sempre até o açúcar derreter em banho-maria. Bata as claras até atingir um merengue liso e brilhante, envolva delicadamente no creme.
Distribua de forma uniforme o creme sobre a base inteira, coloque os frutos vermelhos em montinhos por forma que cada um fique debaixo de cada fatia da outra base, coloque as fatias por cima e aconchegue, guarde do frigorífico. Polvilhe  com açúcar em pó na hora de servir.
 


2 comentários:

  1. Excelente sugestão!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar