segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Pão doce de Batata-doce

Pão doce de Batata-doce
Ingredientes
- 400g de farinha
- 260g de batata-doce
- 50g de açúcar
- 30g de óleo
- 5g de levedura seca
- 1 Ovo
- 1 Pitada de sal
- Sementes de sésamo e gema de ovo q.b.
Preparação
Descasque e corte a batata-doce em pequenos pedaços, coza a vapor cerca de 15 minutos ou em água neste caso escorra bem a água, poderá ser necessário um pouco mais de farinha . Reduza a batata-doce a puré. Adicione o ovo e o açúcar, volte a misturar até estar tudo bem envolvido. adicione o sal e a levedura seca, misture bem. Adicione a farinha e amasse até obter um preparado esfarelado.
Adicione o óleo, amasse agora com as mãos até obter uma massa homogénea elástica e a fazer bolhas , ou na batedeira por 7/8 minutos. Cubra a massa com película aderente ou saco de plástico, até a massa duplicar de volume. Volte a amassar, faça um rolo, corte em 10 ou doze pedaços iguais, tenda em bolinhas/pães uniformes.
Coloque os pães num tabuleiro untado de margarina. Marque o topo de cada pão com a base exterior untada de um copo com cerca de três centímetros. Calque a base do copo nas sementes de sésamo e depois calque sobre a marca que fez nos pães. Repita a operação e os passos desta em todos os pães. Em alternativa pincele com gema de ovo e espalhe as sementes por cima.
Em alternativa faça pães compridos, estique com o rolo por forma formar uma tira, se necessário use farinha para a massa não pegar. Com cuidado vá enrolando cada tira da massa por forma a formar um rolo e não ficar ar no meio, role com cuidado sobre a bancada para que fique uniforme
Deixe levedar novamente, novamente cobertas, até duplicarem de volume. Leve a cozer em forno moderado de 15 a vinte minutos. Óptimos para servir simples ou recheados de doce de fruta, manteiga, fiambre, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário