quinta-feira, 22 de julho de 2021

Pão de Alta Hidratação

Pão de Alta Hidratação

Ingredientes
- 500g de farinha de trigo tipo 65
- 400g de água
- 16g de fermento de padeiro ou 8g de levedura seca biológica
- 1 Pitada de sal

Preparação
Coloque num recipiente fermento e a água morna. Misture uns segundos, até diluir. Adicione à farinha que deverá estar numa taça o suficiente grande para a levedura,  misture um pouco, junte o sal e amasse bem com uma colher de pau, até obter uma massa homogénea, cerca de um minuto.
Deixe levedar num local quente abrigado de correntes de ar, tapado até duplicar de volume. Após este processo, destape a massa. Com uma das mãos molhada em água, molhe a mão sempre que necessário para não pegar massa, estique a massa de fora para dentro o mais possível que a massa permita, rodando a taça, repita o processo até ter concluído três voltas. Tape e deixe levedar novamente.
Coloque a massa sobre a bancada polvilhada abundantemente com farinha. Com a ponta dos dedos enfarinhados, calque o mais possível por forma a obter um retângulo, puxe de fora para dentro dos dois  lados mais longos do retângulo até  ao meio por forma a ficar sobreposto. Calque novamente até obter um retângulo e repita o processo anterior. Vire a parte de cima para baixo e com as mão ajeite até formar uma bola, cubra com um pano e deixe descansar uns vinte minutos.
Novamente com a ponta dos dedos enfarinhados, calque o mais possível por forma a obter um retângulo, puxe de um dos lados de fora para dentro e enrole, com a ponta dos dedos calque as extremidades por forma a não deixar aberturas. Vire a parte de cima para baixo e com as mão ajeite até formar um rolo, transfira para o tabuleiro do forno já com uma folha de papel vegetal, cubra com um pano e deixe descansar uns vinte minutos.  Coza no forno 240.ºc por cerca de trinta minutos.
Pode optar pelo mesmo processo fazer pães individuais, cinco a seis, no caso o tempo de cozedura será de quinze a vinte minutos.





Sem comentários:

Enviar um comentário