quinta-feira, 22 de julho de 2021

Pão de Nozes e Sementes

Pão de Nozes e Sementes

Ingredientes
- 500g de farinha de trigo integral
- 400g de água
- 100g de miolo de noz
- 100g de passas de uva
- 100g de sementes (sugestões: abóbora, girassol, papoila, sésamo, etc)
- 16g de fermento de padeiro ou 8g de levedura seca biológica
- 1 Pitada de sal

Preparação
Coloque num recipiente fermento e a água morna. Misture uns segundos, até diluir. Adicione à farinha que deverá estar numa taça o suficiente grande para a levedura,  misture um pouco, junte o sal e amasse bem com uma colher de pau, até obter uma massa homogénea, cerca de um minuto. Envolva o miolo de noz, as passas de uva e as sementes (sugestões: abóbora, girassol, papoila, sésamo, etc), escolha as que mais apreciar ou uma mistura de todas.
Deixe levedar num local quente abrigado de correntes de ar, tapado até duplicar de volume. Após este processo, destape a massa. Com uma das mãos molhada em água, molhe a mão sempre que necessário para não pegar massa, estique a massa de fora para dentro o mais possível que a massa permita, rodando a taça, repita o processo até ter concluído três voltas. Tape e deixe levedar novamente.
Coloque a massa sobre a bancada polvilhada abundantemente com farinha. Com a ponta dos dedos enfarinhados, calque o mais possível por forma a obter um retângulo, puxe de fora para dentro dos dois  lados mais longos do retângulo até  ao meio por forma a ficar sobreposto. Calque novamente até obter um retângulo e repita o processo anterior. Vire a parte de cima para baixo e com as mão ajeite até formar uma bola, cubra com um pano e deixe descansar uns vinte minutos.
Novamente com a ponta dos dedos enfarinhados, calque o mais possível por forma a obter um retângulo, puxe de um dos lados de fora para dentro e enrole, com a ponta dos dedos calque as extremidades por forma a não deixar aberturas. Vire a parte de cima para baixo e com as mão ajeite até formar um rolo, transfira para o tabuleiro do forno já com uma folha de papel vegetal, cubra com um pano e deixe descansar uns vinte minutos.  Coza no forno 240.ºc por cerca de trinta minutos.
Pode optar pelo mesmo processo fazer pães individuais, cinco a seis, no caso o tempo de cozedura será de
quinze a vinte minutos


Sem comentários:

Enviar um comentário