quarta-feira, 21 de julho de 2021

Pão de Milho

Pão de Milho


Ingredientes
- 750g de farinha de trigo
- 200g de água
- 200g de leite
- 150g de milho
- 100g de farinha de milho
- 65g de açúcar
- 60g de óleo
- 30g de manteiga
- 10g de levedura seca
- 1 Ovo
- 1 Pitada de sal
- Farinha de milho, óleo q.b.
e um ovo

Preparação
Reduza o milho a puré, depois bem escorrido, tem a opção de usar diretamente o de lata ou congelado no caso coza primeiro. Adicione o ovo e o açúcar,  volte a misturar até estar tudo bem envolvido. Adicione a levedura seca, o óleo, a manteiga e misture bem. Junte a água e o leite mornos e misture.
Adicione o sal, a farinha de trigo e de milho, amasse com as mãos ou na batedeira, até obter uma massa homogénea, elástica e a fazer bolhas. Cubra a massa com película aderente ou saco de plástico, até a massa duplicar de volume. Sobre a bancada polvilhada de farinha, divida a massa em duas partes iguais, estique a massa com um rolo da massa, enrole por forma a obter dois rolos de vinte cinco centímetros, no caso de querer dois pães grandes.
Para pães pequenos/individuais, corte pedaços de massa com 150g de peso, estique a massa com um rolo da massa, enrole por forma a obter rolos de dez a quinze centímetros.
Coloque os pães num tabuleiro untado de margarina, pincele ligeiramente com  ovo já misturado com duas colheres sopa de óleo, polvilhe por cima com a farinha de milho ou sementes. Deixe levedar novamente, novamente cobertas, até duplicarem de volume. Leve a cozer em forno moderado de 15 a vinte minutos, para os pães pequenos e vinte cinco a trinta minutos para os pães grandes.
Óptimos para servir simples ou recheados de doce de fruta, manteiga, fiambre, etc.



Sem comentários:

Enviar um comentário