sexta-feira, 23 de julho de 2021

Bolo Polaco

Bolo Polaco

Ingredientes - Massa
- 150g de farinha
- 80g de manteiga
- 100ml de água
- 100ml de leite
- 4 Ovos
- 1 Colher café de sal
- 1 colher café de fermento em pó
- Casca de limão, pau de canela e açúcar em pó q.b.


Ingredientes - Recheio
- 500ml de leite
- 150g de açúcar
- 100g de farinha
- 10g de açúcar baunilhado


Preparação
Derreta a manteiga num pequeno tacho, fora do lume adicione água, leite, casca de limão, pau de canela e sal, quando ferver, junte duma só vez a farinha misturada com o fermento, mexa energicamente até obter uma massa homogénea, retire do lume, transfira para outro recipiente e deixe arrefecer um pouco. Tape o recipiente para evitar a formação de crosta.
Rejeite a casca de limão e o pau de canela. Junte os ovos um a um, amasse e misture bem cada ovo antes de juntar o seguinte.
Em duas formas untadas e com cerca de 20 centímetros de diâmetro e fundo forrado de papel vegetal. Numa coloque metade da massa e alise bem. Na outra e com a ajuda do saco de pasteleiro forme montinhos uniformes, colados uns aos outros. Leve ao forno a 200.ºc a cozer durante vinte minutos, Deixe arrefecer.
Entretanto prepare o creme, misture os ovos com os açúcares, junte a farinha e misture bem. Vá juntando o leite aos poucos, mexendo e misturando bem entre cada adição. Leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, e tape com película aderente, deixe amornar.
Monte o bolo numa das formas onde foi cozido, colocando no fundo a parte lisa, cubra com o creme, coloque a outra parte por cima, deixe o creme arrefecer.
Depois de frio, retire da forma para o prato de servir, imediatamente antes de servir, polvilhe com açúcar em pó.





Sem comentários:

Enviar um comentário