sexta-feira, 26 de julho de 2019

Frango do Campo com Lentilhas


Frango do Campo com Lentilhas

Ingredientes
- 1 Frango do campo
- 500g de lentilhas
- 2 Cebolas médias
- 1 Talo de alho-francês
- 6 Dentes de alho
- 1 Pau de canela
- 1 Piripiri
- 2 Folhas de louro
- 1 Laranja
- 1 Cenoura pequena
- 200ml de vinho branco
- 200ml de vinho tinto
- Sal q.b., azeite q.b. e folhas de manjericão

Preparação
Comece por colocar as lentilhas a cozer em água abundante, com meia cebola cortada e dois dentes de alho esmagados. Leva de 25 a 30 minutos a cozerem, tempere de sal, deixe ferver um minuto, depois de cozidas escorra a água, reserve.
Corte em pequenos pedaços os miúdos do frango, coloque-os numa frigideira com um fio de azeite, deixe tostar de ambos os lados, durante 15 minutos. Junte a cebola, metade do alho-francês, cenoura, tudo finamente cortado, junte sal, o piripiri cortado, dois dentes de alho esmagados, e o pau de canela, deixe apurar sem queimar. Junte os dois vinhos e o sumo da laranja, deixe reduzir, até atingir um molho espesso. Junte as folhas de manjericão e envolva para libertarem o aroma. Coe a redução usando um passador.
Vamos preparar o frango de uma forma muito simples na panela de pressão. Corte em pedaços. Sele num fio de azeite bem quente, os pedaços de frango. Sele o frango colocando os pedaços apenas a cobrir o fundo da panela, se necessário repita. Agora coloque o frango todo na panela, junte meia cebola, o restante alho-francês, dois dentes de alho, picadinhos e as folhas de louro. Deixe os legumes ficarem transparentes, tempere de sal, junte cerca de 200 ml de água. Tape a panela e deixe cozinhar cerca de 30 minutos.
Sirva, dispondo as lentilhas em cada prato, sobreponha com pedaços de frango, regue com a redução. Sirva com um puré de batata ou maçã, esta guarnição não consta da foto, por ser preparado depois.

Sem comentários:

Enviar um comentário