quarta-feira, 22 de abril de 2020

Folar de Limão

Folar de Limão


Ingredientes
- 500g de farinha
- 100g de açúcar
- 15g de fermento de padeiro
- 10g de açúcar baunilhado
- 1 Iogurte sabor a limão (125g)
- 80ml de óleo
- 50ml de leite
- 1 Ovo
- 1 Limão
- Gema ou manteiga derretida e açúcar em pó q.b.

Preparação
Num recipiente coloque o leite morno, junte o fermento e mexa até estar desfeito, adicione o iogurte e misture, se não encontrar com sabor a limão pode usar outro sabor a gosto ou natural. Adicione o açúcar, o ovo, o óleo, o açúcar baunilhado e a raspa do limão, misture bem com a mão.
Vá juntado farinha e amassando com a mão, até gastar cerca de três quartos da farinha, despeje esta massa sobre a bancada enfarinhada, agora com as duas mãos amasse bem e adicionando a restante farinha, pode não ser necessário usar toda, está perfeita quando se soltar das mãos.
Forme uma bola e enfarinhe a massa, coloque no recipiente inicial, cubra com película aderente ou saco de plástico e por cima um pano, deixe levedar num local de temperatura amena até duplicar de volume.
Despeje a massa sobre a bancada enfarinhada, amasse bem novamente. Forme um rolo e corte em seis ou sete pedaços iguais, achate cada pedaço da massa, puxe as pontas de fora para dentro até formar uma bola. Coloque as bolas de massa numa forma de chaminé untada, por forma que a forma fique apenas meia, cubra com película aderente deixe levedar novamente até duplicar de volume. Pincele ao de leve com gema batida ou manteiga derretida.
Leve ao forno 180.ºc cerca de 30 minutos, teste com o palito. Desenforme morno e polvilhe com açúcar em pó.







Sem comentários:

Enviar um comentário